Mapa do novo viaduto da avenida Lions

O viaduto sobre a avenida Lions será entregue até o final do ano.

Faz algum tempo que o viaduto na Lions ligando São Bernardo a Santo André está em construção. Há alguns dias, Luiz Marinho declarou que entregaria o viaduto até o final deste ano. É uma obra muito importante para as duas cidades, pois tende a desafogar o trânsito em diversos pontos do ABC. Na matéria do ABCD Maior, ele declara que o trânsito só melhorará de verdade quando o rebaixamento da Lions for concluido em 2012. Eu tenho algumas considerações a fazer. A primeira é de que o trânsito deve melhorar bastante com a conclusão do viaduto. Pelas minhas observações, uma parte do trânsito entre a saída da Anchieta e Santo André acontece porque no momento em que o semáforo da Vergueiro abre, não há espaço livre na via suficiente para que muitos veículos andem para frente, e o fluxo é mínimo. Ao eliminar o semáforo naquele ponto, haverá um fluxo ininterrupto de veículos, e haverá mais espaço para que os carros andem.

O trânsito no Corredor ABD, para quem vem de Diadema, também vai ser enormemente favorecido por essa obra, assim como a avenida 31 de Março, que delimitam a Paulicéia.  Hoje os veículos se acumulam na pista na frente do Supermercado Extra, dificultando a vida de quem mora no bairro. Em certos dias, leva-se por volta de 50 minutos para se conseguir chegar até a Anchieta.

Eu não conheço o projeto com detalhes, mas seria interessante pensar em uma maneira de facilitar os caminhos de quem vai para a Paulicéia ou para o Taboão vindo do centro da cidade pela Anchieta. Hoje é necessário entrar em Rudge Ramos para conseguir voltar. É uma opção que, em dias sem trânsito, toma por volta de cinco minutos. Nos dias com trânsito então, é uma pequena eternidade.

Claro que o rebaixamento vai melhorar o trânsito liberando a Vergueiro do semáforo que trava o trânsito. Porém, durante a construção teremos problemas muito maiores. Por esse motivo minha sugestão é de que, antes de iniciarem essa obra, preparem a saída da Anchieta na entrada do Rudge Ramos, de maneira a torná-la uma opção para quem pretende ir para Santo André, aproveitando a avenida Lauro Gomes. Isso reduziria o impacto das obras na vida das pessoas da região.