Spartacus é o primeiro filme da mostra de cinema Trabalho e Trabalhadores que vai começar em São Bernardo do Campo em oito de maio, no cineclube Photogramas.

Kirk Douglas como Spartacus

Spartacus é um filme épico estrelado por Kirk Douglas e dirigido por Stanley Kubrick baseado na história real de Spartacus, um escravo que é condenado à morte na Líbia e tem sua sorte mudada quando é comprado por um mercador que quer usá-lo como gladiador nas lutas em Roma.

Após uma batalha em que é derrotado e vê seu adversário ser brutalmente morto, Spartacus lidera uma rebelião no seio da República Romana, derrotando legiões e causando terror na população.

No entanto, apesar de ser um filme fantástico, Spartacus não é fiel em diversos detalhes à história verdadeira de Spartacus, que, por exemplo, nasceu livre e foi escravizado pelo exército romano. Outro ponto que difere da vida real é a história de Crasso, que é tornado ditador no filme, mas nunca ocupou esse posto, apesar de ser o homem mais rico de Roma na época, e provavelmente um dos homens mais ricos de toda a história.

É um filme imperdível, com grandes nomes do cinema em sua melhor forma, além de ser uma história fantástica de luta pela liberdade em um regime escravagista e opressor.